blog
Agricultura de precisão é o futuro
06/04/2022
Antigamente, o melhor termômetro para uma boa colheita era a lua e a estação climática. Mas com a recorrente variação de temperatura, as chuvas em quantidades anormais ou fora de hora, além das secas cada vez mais frequentes, foi preciso pensar numa solução com mais assertividade. Afinal, o alimento é essencial para todo tipo de vida.
Mas como estar certo de uma colheita quando as estações já não estão mais tão bem defiidas como antigamente? Como aperfeiçoar a ajuda do solo tornando-o capaz de lhe devolver o alimento necessário ao dia a dia?
A solução foi investir cada vez mais em tecnologia para solucionar e corrigir problemas no solo, procurado minimizar os impactos do clima e da poluição química. Relatório da FAO - Food and Drug Administration dos Estados Unidos - afirmou que 33% dos solos do mundo já estão degradados por erosão, salinização, compactação, acidificação e/ou contaminação, o que provoca sua selagem e agrava problemas como enchentes e infertilidade. Por isso, eles captam menos carbono do ar e a situação se torna um círculo vicioso que afeta muito mais do que a terra em que plantamos.
É nessa hora que as novas tecnologias entram literalmente em campo, demonstrando a solução para vários destes problemas: os equipamentos geofísicos minimizam as principais questões trazidas pelo Relatório e ainda previnem o solo infértil.
A observação das dferenças no solo, seu manejo correto, a otimização dos insumos e o ganho da produtividade, além de sua qualidade são procedimentos inseridos no que se chamou de Agricultura de Precisão e hoje, é considerado o futuro da lavoura. Quando se leva a tecnologia e os dados para o campo, também enxergamos os benefícios ambientais.
A Embrapa possui uma Rede de Agricultura de Precisão e divulgou um estudo, desde 2014 que dá conta do surgimento do termo Agricultura de Precisão no mundo e no Brasil, sua extensão, suporte e benefícios.
O Brasil também sedia a maior feira latino americana de agricultura, onde insere as novas tecnologia: a Agrishow 2022 que acontece entre 25 e 29 de abril em Ribeirão Preto/SP. Este ano, o Grupo Hasageo Hasahill estará com um estande levando a tecnologia para o campo e fazendo desmonstrações para os interessados.